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 Guia de colonização

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bombastico




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MensagemAssunto: Guia de colonização   Guia de colonização Icon_minitimeSeg Ago 25, 2008 3:39 pm

Guia sobre Colonização

Este guia tem como objectivo ajudar , esclarecer e melhorar a compreensão do que é a Colonização.


Impérios e colónias


1 - Estrutura imperial

O fascínio deste jogo de estratégia e política territorial espacial é o ser dinâmico e permitir todo o tipo configuração de impérios espaciais em que cada jogador, cada imperador, poderá gerir os seus planetas e estabelecer todo o tipo de relações com os seus vizinhos, criando alianças, atacando, pilhando, defendendo-se, crescendo. É um jogo vivo e imprevisível.

Cada império espacial é constituído por 1 planeta principal e um máximo de 8 colónias, totalizando, no auge da sua expansão, 9 planetas.

A estrutura de cada império espacial é a seguinte:

a) Planeta Principal

Cada imperador, quando começa a jogar, tem um planeta inicial médio atribuído, a sua base de partida. É um planeta impossível de destruir durante o tempo de jogo. A sua destruição implica o fim da conta do jogador. Apenas o jogador poderá decidir a sua destruição. No entanto, em casos de excesso de inactividade ( mais de … dias) ou de violação de regras, a conta do jogador poderá ser igualmente cancelada, desta vez, pela autoridade gestora do jogo.

b) Colónias

Os impérios expandem-se e crescem graças à colonização de novos planetas. Não há conquistas de planetas. Nenhum jogador poderá conquistar ou destruir qualquer planeta de outro jogador. As luas poderão ser destruídas mas isso é assunto de outros guias. Aos novos planetas adquiridos pelos impérios dá-se o nome de colónias. Cada jogador poderá ter, no máximo, 8 colónias. O número de colónias que o jogador tiver dependerá do tipo de estratégia de jogo que praticar. O jogador poderá, se assim o decidir, transferir o centro do seu império para uma das suas colónias. Não poderá, nesta situação, destruir o seu planeta de origem.

2 - Colonização

A colonização consiste na ocupação de novos planetas que passarão a fazer parte do império de cada jogador. O jogador, para colonizar um planeta, deverá procurar nos vários sistemas quais serão as posições que mais lhe interessam. Só poderá ocupar slots vazias (espaços vazios). Cada sistema tem posições numeradas de 1 a 15, consoante a sua maior ou menor proximidade em relação à estrela do sistema.

As colónias poderão ser sempre destruídas pelo seu imperador. Nesse caso, tudo o que tiver sido lá investido será perdido, com excepção das naves, que poderão ser transferidas para outros planetas do império.

Há várias formas de distribuir espacialmente as colónias. Há jogadores que concentram a sua colonização em sistemas próximos, criando um império concentrado. Esta opção implica alguns riscos porque torna mais fácil a identificação dos alvos potenciais de um dado jogador. Há jogadores que, em contrapartida, preferem distribuir as suas colónias por sistemas distantes uns dos outros. Esta opção torna mais difícil descobrir todos os alvos de um jogador e permite que este possa esconder mais eficazmente os seus recursos e frota. Se um império concentrado facilita e torna mais rápido o transporte de recursos e frota, um império mais disperso abrange um espaço de acção muito maior.

A criação de colónias pode igualmente ser condicionada pelas estratégias usadas dentro de cada aliança. Haverá aqui uma coordenação colectiva. A escolha não dependerá apenas dos interesses particulares de cada jogador. Esta situação diz respeito especialmente à criação de colónias móveis, parte de estratégias integradas de ataque organizadas por alianças.

a) Colonizar

Para colonizar um planeta numa posição disponível o jogador deverá seguir estes passos:

a1) Fixar as coordenadas da slot pretendida. Ter a certeza de que esta se encontra disponível. As melhores posições são as mais disputadas. Não se deve esperar muito tempo quando se escolhe uma boa posição. Poderá ser tarde quando se der início à missão de colonização.

a2) Ir ao menu Frotas e seleccionar uma nave de colonização para cada posição pretendida. Seguidamente, clicar em Proceder. A nave de colonização não necessita de qualquer acompanhamento.

a3) Clicar em Destino e introduzir as coordenadas da slot pretendida. Confirmar as coordenadas. Clicar em Proceder e escolher a missão Colonizar.

a4) Esperar que a nave chegue à slot pretendida. A velocidade da nave vai depender do nível de potência do motor de Impulsão. O jogador poderá controlar o tempo que falta para a conclusão da missão em Vista Geral.

a5) Poderá acontecer que o jogador não consiga colonizar o objectivo pretendido. Esse facto dever-se-á ao seguinte: Outro jogador ter chegado antes à mesma slot. Ter-se ultrapassado o limite possível de colónias (oito). Quando se descobre uma slot com um planeta destruído, tem que se esperar 48 horas para que a slot esteja disponível. Numa missão de colonização falhada, a tua nave regressará à sua base para nova tentativa. Poderás perder a tua nave se ocorrer uma revolta (Só com ultrapassagem do limite possível de colónias).

a6) Com a missão bem sucedida, o jogador pode agora desenvolver o seu novo planeta. Para que a colónia seja considerada viável, dever-se-á ter atenção à sua dimensão, isto é, ao número de campos de possui. A nave de colonização será perdida em caso de sucesso da sua missão. O jogador pode dar nomes às suas colónias.

b) Nave de colonização

Para o processo de colonização, é necessária uma nave para essa função específica: a Nave de Colonização.

b1) Requisitos mínimos: Hangar no nível 4 e Motor de Impulsão no nível 3. Com a Fábrica de Robots e a Fábrica de Nanites mais desenvolvidas, os tempos de construção serão menores.

b2) Recursos necessários: 10.000 unidades de metal, 20.000 unidades de cristal e 10.000 unidades de deutério.

c) Tamanho das colónias (número de campos)

As colónias serão viáveis conforme o número de campos que tiverem e o tipo de utilização que o jogador lhes quiser dar.

c1) Posição da slot: Há que ter atenção à posição da slot escolhida. As slots estão numeradas de 1 a 15, consoante a sua proximidade em relação à estrela do sistema. Quanto mais perto da estrela estiver o planeta, maior produtividade haverá em termos de energia solar, o que é bom para a utilização e rendimento de satélites solares. Quanto mais afastado estiver o planeta, maior será a sua produtividade a nível de deutério.

c2) Número de campos: Há um nível de probabilidade que o jogador deve ter em conta quando escolhe uma slot. A probabilidade serve apenas de referência. Há determinadas possibilidades de a colónia ter um determinado número de campos. Isto pode não resultar. Há excepções: Poderão surgir planetas muito pequenos em slots onde a tendência é para surgirem grandes e o contrário também poderá ocorrer.

A tabela de probabilidades é a seguinte:
......................................................

Posição 1: Média de 64 campos. Probabilidade de 60% entre 48 e 80 campos.

Posição 2: Média de 68 campos. Probabilidade de 60% entre 53 e 83 campos.

Posição 3: Média de 73 campos. Probabilidade de 60% entre 54 e 82 campos.

Posição 4: Média de 173 campos. Probabilidade de 60% entre 108 e 238 campos.

Posição 5: Média de 167 campos. Probabilidade de 60% entre 95 e 239 campos.

Posição 6: Média de 155 campos. Probabilidade de 60% entre 82 e 228 campos.

Posição 7: Média de 144 campos. Probabilidade de 60% entre 116 e 173 campos.

Posição 8: Média de 150 campos. Probabilidade de 60% entre 123 e 177 campos.

Posição 9: Média de 159 campos. Probabilidade de 60% entre 129 e 188 campos.

Posição 10: Média de 101 campos. Probabilidade de 60% entre 79 e 122 campos.

Posição 11: Média de 98 campos. Probabilidade de 60% entre 81 e 116 campos.

Posição 12: Média de 105 campos. Probabilidade de 60% entre 85 e 129 campos.

Posição 13: Média de 110 campos. Probabilidade de 60% entre 60 e 160 campos.

Posição 14: Média de 84 campos. Probabilidade de 60% entre 42 e 126 campos.

Posição 15: Média de 101 campos. Probabilidade de 60% entre 54 e 149 campos.

..............................................

Há maior possibilidade de se conseguirem bons planetas nas posições 4, 5 e 6. São estas as slots mais disputadas. Surgem também excelentes notícias noutras slots e grandes decepções nas mais procuradas. É tudo uma questão de insistência até se conseguir uma colónia com a configuração desejada.

d) Funções das colónias

As colónias são essenciais para o desenvolvimento de qualquer império. São importantes para a produção de recursos, para a produção de naves, para o desenvolvimento do que estiver previsto no jogo. As colónias também poderão servir de base e refúgio de naves. Podem servir de base de ataque contra outros impérios. A produção das colónias poderá ser transferida para outros planetas do império. Como há um limite de 8 colónias, há que haver cuidado e critério estratégico na escolha das posições de colonização.

d1) Gravitação: Tem-se debatido muito a posição ideal para se colonizar um planeta para a concretização da Gravitação. Não é o objectivo deste guia apresentar a melhor forma de o fazer. Para isso, há regras e guias orientados nesse sentido. Há que haver atenção ao local onde se vai criar a colónia para esse efeito e se as características da mesma são as adequadas.

e) Tipo de colónias

A colónias poderão ser classificadas conforme o objectivo a atingir pelo seu jogador. Nenhuma colónia é definitiva. Existem enquanto o imperador assim o desejar e for justificável tendo em conta a estratégia de jogo aplicada.

e1) Colónias “permanentes”: São colónias estáveis que têm previsto um longo tempo de existência. São geralmente planetas muito grandes com um imenso potencial de desenvolvimento.

e2) Colónias “Móveis“: São geralmente efémeras. São criadas com um objectivo estratégico de ataque específico. Servem de base para a realização de ataques contra alvos seleccionados. São criadas perto dos alvos identificados. O atacante transfere para aí a frota que pretende utilizar no seu ataque. A distância e o tempo necessários para a batalha ou guerra são menores usando esta estratégia. A poupança em deutério é também assinalável. Estas colónias são, em princípio, destruídas depois de concluída a missão de ataque. Para que possa ter colónias móveis, o jogador não poderá ter as 8 colónias criadas. Neste caso, terá que destruir pelo menos uma para que possa criar uma móvel. Se alguma das suas colónias convencionais cumprir os critérios de proximidade em relação ao alvo pretendido, não se justificará a criação de uma colónia móvel. Poderá acontecer que uma colónia móvel, após o cumprimento da missão de ataque planeada, se transforme numa colónia de cariz mais permanente devido às suas características, posição e campos disponíveis.

O uso de colónias móveis de forma mais aprofundada é alvo de estudo de outros guias.

f) Transferência e transporte de recursos

O jogador pode transferir os recursos produzidos numa colónia para outro planeta onde sejam mais necessários. Tem as seguintes formas de o fazer:

f1) Transporte: Com esta opção vai apenas transportar recursos de um planeta para o outro. As naves utilizadas no transporte regressarão ao planeta de partida. Para tal, deve clicar em Frota e escolher as naves apropriadas ao transporte que pretende efectuar. Depois da selecção das naves, deverá clicar em Proceder. Em Ligações, deve escolher o planeta do seu império que servirá de destino. Seguidamente, clicará novamente em Proceder. Poderá igualmente colocar a informação do destino nas coordenadas, caso o destino esteja ligado outros planetas externos ao império. Cuidado com as regras específicas das trocas comerciais.

Seguidamente, é só escolher a quantidade e tipo de recursos a transportar. Clicar em Proceder e a missão de transporte terá o seu início. Controla-se também o tempo de transporte em Vista Geral.

f2) Transferência: Nesta opção, a grande diferença consiste no facto de que as naves que transportam os recursos também ficarem no planeta de destino, não regressando ao planeta de origem.

3 - Conclusão

Este guia pretendeu centrar-se apenas na Colonização e nas formas de o fazer, associando a informação necessária sobre a utilização e objectivos da criação de colónias. As estratégias próprias dependem das opções de desenvolvimento e acção de cada império ou de cada aliança. A leitura deste guia temático deverá ser complementada com a pesquisa e consulta de outros guias temáticos de cariz diferente.

Este guia teve como base, o documento intitulado “Guia sobre Colónias - V.2” do user Dimitry. O meu objectivo foi fazer um revisão ortográfica e uma recomposição do texto, acrescentando a informação que considerei pertinente.

Espero que seja útil e esteja acessível e compreensível.

Bom jogo para todos. Feliz colonização! Assim se vão ocupando novos mundos, novos espaços.
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