AliançasPodemos criar uma aliança ou unirmo-nos a uma das tantas já existentes. Pertencer a uma aliança tem várias vantagens tais como estar protegido pelos colegas da aliança como pelos pactos de não agressão realizados com outras alianças, ter mais facilidades na hora de negociar recursos, etc. Somado a tudo isto esta a possibilidade de comunicar com outras pessoas e ir aprendendo com a sua ajuda.
O administrador da aliança pode criar rankings dentro da sua aliança e atribuir diferentes funções a estes como por ex: Ver as solicitações, Ver a lista de membros, Ver o estado Ligado/Desligado na lista de membros, Criar um correio circular, etc.
Na página de Alianças/administrar a aliança podes editar os diferentes textos utilizados:
Texto externo: Todos os jogadores podem vê-lo
Texto interno: Só os membros podem vê-lo
Texto de candidatura: Todos os jogadores podem vê-lo quando se candidatam à aliança.
Texto para a página da aliança:
Itálico:[ i]Texto[/i]
Gordo:[ b]Texto[/b]
Sublinhar:[s]Texto[/s]
Imagens:
![Manual do OGame endereço (url) da imagem]( endereço (url) da imagem )
Cores:[fc] nome da cor em inglês [/fc]
Nota : Certos Códigos BBcode não funcionam em certas Skin´s
Modo FériasEste modo é uma boa opção se por algum motivo não vamos poder controlar o jogo por um tempo alargado.
O tempo minimo do Modo de Férias é de 48 horas e o máximo de 1 mês.
Uma vez activado a produção de recursos é reduzida para o minimo. O planeta fica imune aos ataques e também não pode ser espiado por outros jogadores.
Requisitos para activar o Modo de Férias:
1- não podemos ter naves em movimento, em produção, minas em crecimiento nem investigações em processo.
2 - uma vez activado não poderemos desativá-lo até passadas 48 horas.
Defendendo os nossos Planetas
Isto é uma ideia pessoal e só deve tomar-se como tal, cada um deve descobrir qual a tática que mais lhe agrada ou convém.
Para aquelas pessoas que não contam com a possibilidade de estar a controlar o jogo por muitas horas ao dia é fundamental criar uma defesa resistente. Há que ter em conta os fatores podem levar um inimigo a atacar-nos.
1 - Muitos recursos acumulados.
2 - Poucas ou inexistentes defesas.
3 - A pior combinação que é muitos recursos e pouca defesa.
4 - Uma grande frota estacionada no planeta, que depois de uma batalha deixe muitos recursos em forma de detritos espaciais, para serem posteriormente recolhidos pelo atacante.
As defesas têm uma probabilidade do 70% de ser reparadas.
No caso de poucas unidades (menos de 10) esta possibilidade é calculada diretamente unidade por unidade.
No caso de muitas unidades a probabilidade é calculada por cada tipo de defesa. São sempre reparadas 70%+/-10% das unidades destruídas.
MísseisPara que servem os mísseis interplanetarios?
Os mísseis interplanetários servem para destruir as defesas adversárias. Os míssieis de intercepção servem para te defenderes dos mísseis interplanetarios enviados pelos teus inimigos.
Como posso obter mísseis ?
Tens de construir o edificio «silo de mísseis» nível 2 para os mísseis de intercepção e nivel 4 para os interplanetarios.
Como envio um míssil?
No painel da galaxia, na coluna acção tens um ícone com um míssil. Clica no ícone ao lodo do planeta que queres atacar e seleciona o numero de mísseis que queres enviar.
Não tenho o ícone de míssil, é um bug?
Não, é normal porque o alcance é limitado: alcance = (Nível do teu reactor de impulsão*2) –1
Os mísseis interplanetarios também podem destruir frotas?
Não, unicamente os sistemas de defesas do planeta alvo podem ser destruidos.
O envio de mísseis interplanetarios é considerado como um ataque?
Não, porque não faz parte da frota e é incapaz de roubar recursos.
Tenho um Relatório de Combate após ter lançado mísseis interplanetários?
Não. Só a vítima é que recebe um relatório.
SílosOs silos são ao mesmo tempo sistemas de ataque e sistemas de defesa.
Podem conter mísseis, os quais podem destruir as defesas de planetas inimigos
(Mísseis interplanetários) e conter mísseis que interceptam os mísseis interplanetarios (mísseis de intercepção)
Para poder usar estes mísseis tem de construir o silo. O silo custa no nível 1, 20.000 Metal, 20.000 Cristal e 1.000 de Deuterio e pode albergar por cada nível 5 mísseis interplanetários ou 10 mísseis de intercepção.
Os mísseis são construídos dentro da página de "Defesas".
Sistema de BatalhaO sistema de batalha no Ogame entra em acção cada vez que se enfrentam unidades inimigas. Isto pode suceder tanto num ataque como numa espionagem, quando as sondas são detectadas.
Quando se produz um confronto entre dois jogadores, as unidades tomam posições e depois começam a dispararumas às outras. Isto ocorre ao longo de 6 rondas e aquele que ao final fique de pé é o vencedor. Se os dois ficarem "vivos" ao final, há um empate
e o atacante regressa a casa.
Em cada ronda as naves e/ou defesas disparam para o inimigo. Cada nave dispara uma vez (a exepto as que tenham fogo rápido) e para um objetivo. A potência de fogo
de cada nave é devido ao seu poder de ataque. Este poder de ataque é absorvido em parte ou ás vezes por completo pelos escudos.
Quando a nave perde a sua capacidade de protecção, é destruída. Por sua vez, a partir de 30% de danos na estrutura da nave, existe um risco de explosão.
Poder de ataque:
Cada unidade tem um poder de ataque. Este poder pode ser aumentado em 10% se pesquisarmos a "Tecnologia de Armas". Como exemplo: Um caça pesado tem como poder de ataque 150. Com tecnologia de armas no nível 10, iste sobe em 100% isto é, a 300. Nas batalhas são somados os poderes de ataque das unidades.
Escudos
Os escudos regeneram-se em cada ronda.
Podem ser aumentados em 10% por cada nível da tecnologia de defesa.
Enquanto uma unidade dispor de escudo não recebe nenhum dano na sua blindagem.
Só quando o escudo é destruído é que se ataca a blindagem da nave.
Os disparos que fazem menos de um 1% de dano batem nos escudos e não produzem nenhum dano.
Blindagem das naves
Como terceiro elemento possuem todas as unidades uma blindagem, como é logico.
Indica quantos pontos de dano pode absorver uma nave. Os pontos que tem a blindagem são de 10% dos pontos de integridade estrutural que tem a nave. Isto também se pode calcular na produção.
Por cada 10 de Metal ou Cristal (não deuterio) dá-se 1 ponto para a blindagem.
A resistência da estrutura pode ser aumentada se pesquisamos a tecnologia de blindagem. Por cada nível aumentará a estrutura de blindagem da nave em 10%.
Overkill
As naves recebem mais poder de fogo do que aquele que suportam, e são eliminadas logo na 1ª ronda.
Probabilidade de explosão
Desde 30% de danos todas as nave podem explodir. A probabilidade é calculada por cada disparo que passa desse limite e é sempre como a parte percentual do dano total.
Pontuação/RankingAqui, podes ver o funcinamento do sistema de pontuação.
Como ganhar pontos?
Cada vez que investes 1000 unidades de recursos, ganhas 1 ponto.
O sistema de pontuação toma em conta todos os tipos de recursos?
Sim. Pouco importa se investes metal, cristal ou deutério. No entanto o deutério gasto em deslocações das naves não é contabilizado.
Quando são contabilizados os pontos?
Os pontos são contabilizados quando a construção ou a pesquisa estão concluidas. No entanto os rankings só são actualizados 3 vezes por dia: 8h00, 16h00 e 00h00.
Ganho pontos ao atacar outro jogador?
Não. O facto de atacar não faz ganhar nenhum ponto. No entanto uma das razões em atacar um adversário é o de roubar os recursos. Estes recursos, depois de gastos, contabilizam pontos a favor de quem os gastou.
Se destruir uma minha colónia, qual o efeito sobre a minha pontuação?
Quando destróis um dos teus planetas, todos os pontos investidos nas construções (edificios e sistemas de defesa) e os pontos investidos na frota estacionada nesse planeta serão perdidos.
Se destruir um nivel de construção de um edificio, vou perder pontos?
Sim. Em primeiro lugar para destruir um nivel de construção de um edificio, deves gastar recursos que não serão contabilizados no cálculo dos pontos. Segundo, destruir um nível de construção faz-te perder os pontos investidos para a construção desse nivel.
Como são calculados os pontos para a classificação das frotas?
1 nave = 1 ponto.
Como são calculados os pontos para a classificação das pesquisas?
Logo que aumentares um nível de pesquisa, pouco importa a pesquisa.
1 nível = 1 ponto.
Como são calculados os pontos da aliança?
Sempre que um jogador da aliança acumula 1000 pontos, a aliança ganha 1 ponto.
Quando utilizo misseis interplanetarios, qual é o efeito na minha pontuação?
A regra dos 1000 recursos investidos = 1 ponto, inclui os mísseis. Quando lanças misseis, os pontos ganhos para a construção são perdidos.
Construções até chegar às NavesSequencia da construção maciça para chegar mais rapidamente à construção de naves de ataque:
1.) Planta de energia (1)
2.) Mina de metal (1)
3.) Mina de metal (2)
4.) Planta de energia (2)
5.) Mina de metal (3)
6.) Mina de metal (4)
7.) Planta de energia (3)
8.) Mina de cristal (1)
9.) Mina de metal (5)
10.) Planta de energia (4)
11.) Mina de cristal (2)
12.) Mina de cristal (3)
13.) Planta de energia (5)
14.) Sintetizador de deuterium (1)
15.) Mina de cristal (4)
16.) Planta de energia (6)
17.) Mina de metal (6)
18.) Mina de metal (7)
19.) Planta de energia (7)
20.) Mina de cristal (5)
21.) Sintetizador de deuterium (2)
22.) Planta de energia (8 )
23.) Sintetizador de deuterium (3)
24.) Sintetizador de deuterium (4)
25.) Sintetizador de deuterium (5) (baixar o deuterium a 80% dentro dos recursos)
26.) Fábrica de robôs (1)
27.) Laboratório de pesquisa (1)
28.) Fábrica de robôs (2)
29.) Tecnologia da energia (1)
30.) Hangar (1)
31.) Planta de energia (9)
32.) Motor da combustão (1)
33.) Mina de cristal (6)
34.) Hangar (2)
35.) Sintetizador de deuterium (6) (baixar o deuterium a 80% dentro dos recursos)
36.) Motor da combustão (2)
Manual retirado de board.ogame.com.pt e editado por KeyF.